Geralmente, a ausência de controles e de metodologias de controle, monitoramento e avaliação resulta em gastos ineficientes das empresas, ONGs ou órgãos públicos e, consequentemente, no desperdício dos recursos investidos. As consultorias em avaliação & monitoramento desenvolvidas pela Agência Social têm como principal foco a geração de informações e produtos necessários para a tomada de decisão pelos gestores em seus projetos, programas ou mesmo para o redirecionamento de estratégias organizacionais.
Por entender que uma demanda de avaliação é, antes de tudo, uma demonstração da necessidade de uma visão estratégica da organização, dos impactos de suas ações, das suas políticas e da própria imagem institucional, os resultados e produtos gerados pela Agência Social em processos avaliativos orientam-se, sobretudo, à geração de feedback qualificado para os clientes, trazendo elementos concretos para a melhoria de suas práticas ou para a execução dos programas e projetos.
A área de “Avaliação & Monitoramento” é o campo de atuação e conhecimento da Agência Social com maior experiência junto às empresas, órgãos governamentais e organizações sem fins lucrativos. Os projetos de avaliação que elaboramos e desenvolvemos podem assumir diferentes tipologias e métodos, tais como avaliação de processos, avaliação de resultados e avaliação de impacto de programas/projetos, bem como avaliação de imagem corporativa, avaliação de ações de sustentabilidade e avaliação de serviços públicos.
Tipos de avaliação desenvolvidos:
- 1. Avaliação de aprendizagem
- 2. Avaliação da imagem institucional
- 3. Avaliação de impacto
- 4. Avaliação de linha de base
- 5. Avaliação de planos e políticas públicas
- 6. Avaliação de resultados de programas e projetos
- 7. Avaliação da qualidade dos serviços públicos
- 8. Avaliação institucional
- 9. Diagnósticos setoriais, e segmentos econômicos
- 10. Diagnósticos comunitários
- 11. Diagnósticos municipais e territoriais
- 12. Análise de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Cadeias de Valor (value chain)
- 13. Monitoramento de programas e projetos
- 14. Construção de indicadores e índices
- 15. Usuários ocultos
- 16. Cidadãos usuários de serviços públicos (citzen experience)
- 17. Metodologias de avaliação de prêmios de gestão pública e social
- 18. Boas práticas (best practices) e gestão do conhecimento
Experiências relacionadas (Cases):
Conselho de Políticas Públicas