A Agência Social tem acumulado expertise na elaboração e execução de projetos que têm a gestão pública & a gestão social como campos de prática e atuação, desde sua criação em 2004. Dentre os projetos desenvolvidos, destacam-se a realização de diagnósticos em diferentes escalas territoriais, planejamentos participativos, formatação de estratégias de atuação de organizações e órgãos, desenho de metodologias de ação e implementação de políticas e programas com ações estruturadas.
Os projetos de gestão publica visam o fortalecimento da capacidade institucional dos governos (nos diferentes níveis, especialmente, estadual, municipal e paraestatal, como as entidades do Sistema S) para construir políticas, programas e projetos, organizar os agentes públicos e coordenar ações de desenvolvimento local
As ações no campo da gestão pública local exigem dos consultores uma visão territorializada do desenvolvimento. Um território pode ser definido como uma unidade que melhor dimensiona os laços de proximidade entre pessoas, grupos sociais e instituições. Pode assumir múltiplos contornos, como de um bairro, distrito, povoado, região, regional, sede/cidade, município, conjunto de municípios, territórios de identidade etc
Os projetos que desenvolvemos consideram as dimensões econômica, sociocultural, político-institucional e ambiental, tendo como base a experiência no trabalho de campo e na modelagem de estratégia de atuação, com a assessoria aos profissionais do contratante.
Alguns objetivos de projetos podem ser relacionados a esta área de atuação:
- diagnosticar realidades locais e ecossistema de desenvolvimento local e territorial;
- organizar demandas e respostas de órgãos públicos;
- produzir e organizar dados e informações;
- mapear experiências locais e boas práticas;
- criar e estruturar modelos de governança pública e social;
- revisar estruturas, arranjos institucionais e marcos legais;
- fomentar a cooperação entre agentes públicos e de projetos públicos;
- articular agentes econômicos;
- formular e planejar meios de implementação das ações públicas;
- desenvolver e fortalecer as capacidades técnicas locais;
- estruturar serviços públicos para o atendimento de cidadão e empresários;
- apoiar a implementação de projetos, programas e planos;
- estruturar meios de participação da sociedade civil e controle social;
- criar e organizar o funcionamento de conselhos gestores e/ou foruns municipais;
- organizar e implementar Escolas de Governo e Participação local;
- conduzir planejamentos estratégicos e planos setoriais municipais;
- assessorar e acompanhar processos de desenvolvimento local promovidos por Prefeituras, empresas e órgãos com atuação local ou territorial.
Ao escolher a Agência Social para projetos em Gestão Pública & Social, estão sendo contratadas soluções customizáveis e adaptadas à realidade institucional, considerando as especificidades locais e a participação de quem nos demanda o projeto, sempre em processos de construção colaborativa e de cocriação.
Experiências relacionadas (cases):
Conselhos – Políticas PúblicasBaixo Sul da BahiaSala do Empreendedor