CASES

Avaliação do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial do Estado da Bahia (Progredir)

O Projeto de Avaliação do Progredir, parte integrante do contrato nº 087/2012, teve como objetivo principal avaliar os resultados do Progredir, entre os anos 2006 e 2013, relacionado aos principais arranjos produtivos locais (APLs) do Estado da Bahia: 1) Automotivo, 2) Caprinovinocultura, 3) Confecções, 4) Derivados da Cana de Açúcar, 5) Fruticultura,
6) Piscicultura, 7) Rochas Ornamentais, 8) Tecnologia da Informação, 9) Sisal, 10) Transformação Plástica e 11) Turismo.
O objetivo geral do Progredir foi fomentar a competitividade dos APLs do Estado da Bahia e o específico foi articular diversos instrumentos de apoio empresarial para a promoção de práticas competitivas e sustentáveis nas empresas dos APLs atendidos pelo Programa.

As atividades de avaliação programática envolveram a elaboração dos 3 produtos: Relatório n° 1: Análise da Consistência do Desenho do Programa; Relatório n° 2: Avaliação Intermediária e Relatório nº 3: Oficina Participativa.

Esta avaliação buscou analisar as visões coletadas, partindo da menor visão das organizações produtivas (base dos questionários e depoimentos individuais) até um perfil síntese do APL. A extensão das informações dessa pesquisa pretendeu descortinar elementos úteis que possam servir para a (re)formatação de políticas públicas, a partir dos depoimentos colhidos dos gestores do Progredir, parceiros coexecutores, beneficiários e representantes da governança local.

Igualmente, visou-se identificar fatores positivos e negativos associados à percepção de cada um desses atores e entender as expectativas predominantes, de forma a embasar e apoiar o (re)desenho de estratégias para uma atuação focada em APLs no Estado.

Clique aqui e visualize a apresentação:

Produto 1 – Análise da Consistência do Desenho do Programa

Mapa APLs no Estado da Bahia

TESTE de anexo no CASE PROGREDIR