1. Projeto Conhecendo o Baixo Sul da Bahia

..

. .

O Projeto teve o propósito de disseminar informações sobre o perfil socioeconômico da microrregião do Baixo Sul da Bahia e servir de base para a discussão, formulação, implementação, execução de políticas públicas e tomada de decisões de agências governamentais ou de investidores privados interessados no desenvolvimento territorial dessa localidade.

A publicação gerada, a partir da pesquisa, denominada Baixo Sul da Bahia: uma proposta de desenvolvimento territorial, teve como objetivos:

(i) estruturar uma base de dados que possam ser atualizados com rapidez e a baixo custo;
(ii) tornar disponíveis informações úteis para apoiar estudos e projetos de natureza técnico-científica e de viabilidade econômica, os quais contribuiram para o crescimento da microrregião e para a melhoria da qualidade de vida da população;
(iii) permitir aos envolvidos e à comunidade em geral uma visão sistêmica sobre a situação atual do Baixo Sul, calcada num abrangente conhecimento da realidade dos municípios integrantes do território, dos seus “riscos” sociais bem como de suas potencialidades.

Capa full Baixo Sul para Home

Em um contexto mais amplo e tendo em vista a atuação de múltiplas organizações na microrregião Baixo Sul da Bahia, o livro Baixo Sul da Bahia buscou estabelecer pontos de referência iniciais, o chamado “marco zero”, para que entidades como a Universidade Federal da Bahia, SEPLAN/Gov. Estadual da Bahia, as 12 prefeituras da microrregião, ONGs/OSCIPs e a sociedade civil como um todo – e os adolescentes em particular – possam acompanhar, avaliar e julgar os resultados obtidos das múltiplas iniciativas dos atores que interagem neste território, a partir de indicadores que contemplam diferentes áreas e setores da sua realidade microrregional.

A amplitude dos indicadores levantados deve ser usada para apoiar estudos, projetos de natureza técnico-científica e, sobretudo, esforços de geração de emprego & renda, que contribuirão para o crescimento da microrregião e para a melhoria da qualidade de vida da população. O que havia disponível como informação sobre a microrregião, seja impressa ou digitalizada, foi compilado e faz parte dessa obra, em um esforço dos pesquisadores no sentido de reunir boa parte das publicações já editadas sobre o Baixo Sul. A extensão das referências bibliográficas teve também como finalidade aglutinar publicações já existentes nos 12 municípios integrantes do Baixo Sul, mas que se encontram dispersas pelos inúmeros órgãos públicos e organizações da sociedade civil que de certa forma lá atuam.

Podemos fracionar a estrutura da obra em duas. A primeira parte, dos itens 1 a 5, procurou dar um perfil do Baixo Sul, abrangendo uma ampla gama de assuntos e áreas, como, por exemplo, educação, meio-ambiente, segurança pública, condições de vida, população, habitação, recursos hídricos, vegetação, fauna, clima estradas, unidades de conservação, uso e ocupação da terra, reforma agrária, história, geologia, agropecuária, turismo, maricultura, finanças públicas, economia, indústria, entre outros. 

Na segunda parte, centrada no item 6, pretendeu apontar, resumidamente, ações para a microrregião, englobando aspectos do desenvolvimento social e econômico, à conservação e exploração racional do meio ambiente. Por fim, o desenvolvimento de uma gestão pública e social capaz de sustentar todos os processos e movimentos sugeridos, sempre em consonância com as inúmeras formas de participação popular.

A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia (FAPESB) e Agência Social, sendo publicada pela Coleção Gestão Social, do CIAGS/UFBA. 

Em função do financiamento público, foi elaborado um plano de comunicação e distribuição para a disseminação da obra com a sua distribuição para:

  • Técnicos e Dirigentes Municipais de cada uma das Prefeituras Municipais do Baixo Sul;
  • Vereadores; Conselheiros Municipais;
  • Dirigentes de Associações Comunitárias e ONGs representativas da microrregião;
  • Técnicos e representantes de órgãos estaduais e federais atuantes na área, sediados em Salvador e na microrregião;
  • Instituições de ensino e pesquisa em nível estadual e nacional;
  • Todas as Escolas de Ensino Fundamental e Médio situadas na microrregião;
  • Todas as Bibliotecas públicas situadas na microrregião.