ONG Forte 2 (2004)

..

. .

Esse programa tem como objetivo o fortalecimento das instituições sociais, através da capacitação em gestão, formulação de projetos e captação de recursos, buscando a sustentabilidade das suas ações e apoiando, através do aporte de recursos, iniciativas produtivas e de desenvolvimento comunitário dessas instituições. São três as linhas de ação que compõem o programa:

  • Capacitação de Gestores Sociais – Melhora o atendimento às demandas sociais, através de um novo modelo de gestão, mais dinâmico, ágil, responsável e transparente.
  • Residência Social – Possibilita o acompanhamento qualificado das instituições por estudantes universitários e a interação entre elas e a comunidade acadêmica.
  • Banco de Projetos – Promove a autosustentação das instituições, através de apoio aos projetos socioprodutivos de combate à pobreza e às desigualdades sociais.

Ao longo do exercício de 2004 foram capacitados 195 gestores sociais e um total de 595 instituições receberam acompanhamento de 108 residentes. Além disso, foram realizados fóruns em Salvador e mais oito municípios do Estado (Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus/Itabuna, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro e Paulo Afonso). No exercício de 2004, o ONG Forte deu apoio direto a 20 projetos socioprodutivos, que beneficiaram 2.273 famílias e representaram um investimento de R$ 1,8 milhão.

Fonte: Relatório de Atividades do Governo do Estado da Bahia (2014)